Postado por Hyunnie no dia 25 de fevereiro de 2017

  
 

P: Sua música em colaboração com o Dynamic Duo, ‘Nosedive’, ganhou o primeiro lugar em um programa de música após ficar em primeiro nos charts. Isso aconteceu ontem.
Chen: Quando vi o artigo fiquei muito surpreso. Cada vitória é especial mas o fato de ter ganhado o primeiro lugar sem promover nos programas de TV nenhuma vez foi realmente surpreendente.

P: A combinação de Dynamic Duo com Chen foi honestamente um pouco inesperada. Como surgiu esse projeto?
Chen: Na primeira vez em que visitei o estúdio do Gaeko hyung, conversamos sobre diversas coisas. Quando disse que cresci ouvindo as músicas do Dynamic Duo, o “então que tal nós trabalharmos juntos?” surgiu. O fato de que uma música com o Dy Du hyung foi anunciada! Foi outro de meus sonhos que se tornou realidade.

P: Parece que há muitas pessoas que foram consoladas ao ouvir essa música.
Chen: A coisa que mais me preocupo quando canto é em transmitir a letra da música. Queria transmitir de modo claro e puro a letra, em vez de enfatizar minha voz. O significado também combinou bem com o ambiente do clipe. Os rostos dos hyungs do Dynamic Duo e o meu não aparecem nenhuma vez. Apenas a presença do professor Ryu Boksung foi suficiente.

P: No ano passado você sozinho mostrou atividades diversas e exuberantes. Como EXO, lançou 3 álbuns, e individualmente, EXO-CBX cantou um OST de um drama.
Chen: 2016 foi um ano em que me tornei ainda mais ambicioso como cantor. Especialmente quando fazia as promoções como EXO-CBX. Ao ponto de discutir imediatamente sobre o próximo álbum depois de terminar as promoções de ‘Hey Mama!’ com Xiumin e Baekhyun. Não sei quando a próxima música ou o comeback vai acontecer, mas o plano ainda está em andamento.

P: Foi dito que a sua OST ‘Everytime’ cantada com a Punch para ‘Descendants of the Sun’ foi o realce da cena.
Chen: Sou grato por você chamar assim. Mas, na verdade, eu assisti o drama por causa dos atores. E através dessa música, muitas pessoas começaram a conhecer a minha voz.

P: Você também participou dos OSTs para ‘It’s Okay, It’s Love’ e ‘Moon Lovers: Scarlet Heart Ryeo’. Quando você canta músicas para serem inseridas em um drama, no que você foca?
Chen: Quando participei no OST para ‘It’s Okay, It’s Love’, recebi muita ajuda do D.O. Eu estava procurando conselhos em como cantar a música de modo que combinasse com o drama. Estes dias, tento entender a mensagem por trás da música mais do que no drama ou nos próprios personagens. Não sou um ator, então acho que é certo para mim abordar o sentimento através da música. Se eu cantar a música honestamente, acho que ela irá corresponder completamente à cena.

P: Ouvi dizer que normalmente, ao cantar músicas, vocês tem que transmitir as letras e emoções com cuidado. Estes dias, os jovens cantores parecem se concentrar em técnicas ou métodos.
Chen: Primeiro de tudo, quero cantar de maneira que eu gosto e que sou bom em. Porque as pessoas me ouvem primeiro cantando a letra quando ouvem as músicas, quero que os ouvintes se concentrem na letra primeiro. Se a letra é transmitida bem, as emoções vão sair bem, e em contraste, se as emoções são bem preenchidas, a letra será transmitida de modo eficaz. Mas isso não quer dizer que as habilidades não são importantes. Há um monte de pessoas que não estão boas o suficiente, por isso é importante para manter a prática.

P: Você é o vocalista principal do EXO, você reconhece que você, como vocalista, destaca o grupo?
Chen: Ainda estou longe disso. Nunca fiquei satisfeito quando ouvi minhas gravações. Há tantas pessoas no mundo que cantam bem.

P:Como vocalista, que parte da música você quer fortalecer?
Chen: Eu sou fraco no ritmo. Há uma grande diferença ao cantar baladas e ao cantar R&B. Além disso, porque estamos em um grupo, é fácil para perceber os pontos fortes e fracos de cada membro.

P: Deve haver alguma motivação entre os membros.
Chen: Faz seis anos desde a estreia. Agora, quando entramos no estúdio de gravação, posso ver como os membros têm melhorado em suas habilidades. Posso entender o quanto as nossas experiências de gravação até agora nos ajudaram. Naturalmente, quando é a minha vez, também quero me esforçar.

P: Para um membro de um grupo de performance, não houve muitas oportunidades para você mostrar suas habilidades como um vocalista, como em um OST ou no ‘King of Mask Singer. Você sente uma sede de cantar?
Chen: Promover como um grupo ou individualmente, o tempo para conseguir reconhecimento é o mesmo. Eu canto todas as músicas que quero cantar individualmente na sala de prática. Portanto, existe uma solução até certo ponto. Meu objetivo final é cantar uma música que eu compus em um estilo que gosto.

P: O que você canta na sala de prática ultimamente?
Chen: ‘Hello’ da Beyonce. Não é uma canção que saiu recentemente, mas a ouvi por acaso quando estava dirigindo um tempo atrás. É em um tom feminino agudo, mas queria cantá-la em um tom que combinasse comigo porque é uma música boa.

P: Lembro-me que você recomendou uma música de Lucia e Epitone Project na página de música de um portal de um site.
Chen: Tento manter-me o mais aberto possível quando se trata de ouvir. Estava adicionando músicas indie a uma playlist e me deparei com uma música que floresce. Então vim a conhecer a música ‘Are you going to love me for just one season like a flower?’ (N/T: Você vai me amar durante só uma estação como uma flor?).

P: Por acaso você está dizendo que é possível entender os sentimentos de um membro de um boy group que está desfrutando de sua popularidade máxima?
Chen:Tenho… uma sensibilidade analógica. Não uso muito as redes sociais ou a Internet. Não tenho uma razão especial, mas acabei assim. Meus amigos me provocam dizendo que sou tecnologicamente analfabeto.

P:Está tudo bem para você não estar ciente das coisas que todo mundo sabe?
Chen:Eu realmente não me importo tanto. Pareço viver no meu próprio tempo.

P:Você é seu próprio eu.
Chen: Acho que tenho que ter minhas próprias convicções. Se não fizer isso, ficarei preso por muitas coisas e abalado. É mais confortável ir por um caminho que é o certo para mim. Honestamente, é por isso que estou esperando um pouco para escrever minhas próprias músicas. Meu ambiente me diz para tentar coisas diferentes para encontrar o que quero, mas parece adequado para mim começar depois de descobrir definitivamente que tipo de música quero fazer. Tenho a facilidade de “Eu vou fazer isso quando for hora”. Vou fazer música para o resto da minha vida, de qualquer maneira. Como uma fruta, espero que eu amadureça com o tempo.

P: O que mais mudou desde antes da estreia até agora?
Chen: Antes, eu era introvertido e não tinha confiança. Ficava nervoso na frente das pessoas e não falava bem, mas isso mudou muito com promoções.

P: Chamam você e o Xiumin de ‘Kim Brothers’ entre os membros do EXO. Você já reconheceu que tem um relacionamento próximo a ele, mas quando você sente que o Xiumin te conhece muito bem?
Chen: O hyung sabe de tudo que eu gosto e não gosto. Então, quando saímos, ele se prepara para as coisas que eu gosto e tenta evitar as coisas que não gosto. Às vezes, sua dedicação é como se ele fosse meu manager. É claro que ele está confortável comigo… mas ele entende naturalmente as pessoas. Fico arrepiado quando ele está exatamente ciente das coisas sobre os outros membros que eu nunca soube até agora.

P: Xiumin disse que queria seguir seu profissionalismo, pois não houve momento algum onde você se mostrou relaxado na sala de prática. Não há momentos em que fica disperso devido a agenda ocupada?
Chen: Às vezes fico disperso ou me pego cometendo erros. Eu não gosto de me envergonhar no palco. Não vou na Internet, mas eu definitivamente monitoro minhas apresentações. Em tempos anteriores, me sentiria culpado por um pequeno erro, mas agora não tenho um apego persistente a questões passadas.

P: Não há fim para a lista de recordes que o EXO conseguiu nacionalmente. EXO tem seis anos, mas qual é a coisa que ainda te deixa surpreso e não consegue acreditar?
Chen: Quatro anos consecutivos recebendo um Daesang! Não é fácil receber um Daesang uma vez em sua vida, mas o fato de que nós o recebemos quatro vezes, é uma coisa surpreendente e para ser grato.

P: Se você não tivesse estreado como Chen do EXO, o que você faria agora?
Chen: Fico muitas vezes curioso sobre isso também. Inicialmente, queria me especializar em prática musical. Se tivesse estudado música, provavelmente estaria me preparando para ser um instrutor ou professor? Gostaria que os ouvintes gostassem de música tanto quanto quando libero meu stress através do canto. Quero que os outros conheçam a alegria na música.


Tradução para o inglês: FYCHEN
Tradução e adaptação para o português: Hyunnie @ EXOPBR