Biografia

exo9 bio

EXO é um grupo sul-coreano/chinês formado pela empresa SM Entertainment. Inicialmente o grupo era composto por 12 integrantes, se dividindo em EXO-K (coreano) e EXO-M (mandarim), promovendo simultaneamente na Coreia e na China. Suho, Baekhyun, Chanyeol, D.O., Kai e Sehun faziam parte do EXO-K e Kris, Xiumin, Luhan, Lay, Chen e Tao faziam parte do EXO-M.

Após a saída dos integrantes chineses Kris, Luhan e Tao (em 2014 e 2015 respectivamente), o grupo é atualmente formado por 9 integrantes, promovendo apenas como EXO e lançando versões em coreano e chinês de seus álbuns e clipes.

No ano de 2011, Lee Soo Man da SM Entertainment anunciou seus planos para lançar um novo grupo no mesmo ano. O grupo foi nomeado temporariamente M1 e diversas fotos vazaram na internet sobre possíveis integrantes. Mais tarde, no mesmo ano, Lee Soo Man falou que o grupo seria divido em dois, M1 e M2, e que promoveriam simultaneamente na Coreia e na China.

A primeira aparição oficial do grupo ocorreu no dia 21 de dezembro com o lançamento do seu primeiro teaser, revelando o integrante Kai. O teaser teve grande repercussão tendo mais de um milhão de acessos em um curto período. A partir do primeiro lançamento, foram lançadas duas músicas prólogo, What Is Love – logo após o décimo segundo teaser – e History – logo após o vigésimo terceiro teaser. Além disso, Kai, Tao, Chen e Lu Han apareceram em apresentações da SM no Gayo Daejun da SBS no dia 29 de dezembro de 2011.

exo3

Com a grande repercussão dos teasers e das músicas prólogo, a SM anunciou as duas datas para o showcase do EXO: 31 de março e 1 de abril, em Seul (Coreia) e Beijing (China) respectivamente. O primeiro dia de showcase no Estádio Olímpico de Seul contou com a presença de 3.000 fãs – que foram escolhidos entre 8.000 – e com apresentações de dança e canto dos 12, além da interação com o público. No dia do showcase a SM também anunciou o lançamento da faixa promocional ‘MAMA’ que seria realizado no dia 8 de abril, seguido pelo lançamento do CD no dia 9.

O clipe de MAMA foi lançado no dia 7 e o CD no dia 8, vendendo mais de 150.000 mil cópias. O EXO-K fez sua estreia na Coreia no programa The Music Trend, enquanto o EXO-M fez sua estreia na décima segunda premiação Yinyue Fengyun Bang.

exo5

Após a estreia, o EXO ficou promovendo durante meses em diversos países, até que, depois de muita espera, anunciaram no dia 15 de maio o lançamento de seu primeiro álbum: XOXO (Hug&Kiss).

A partir disso, foram lançadas diversas imagens sobre o comeback, mostrando o conceito “anuário escolar” que haveria no CD e revelando também que eles promoveriam como 12 integrantes, tanto na Coreia quanto na China.

O álbum possui duas versões – uma em coreano e a outra em mandarim – e conta com o total de 10 faixas, tendo seu lançamento oficial no dia 3 de junho. Após alguns dias de pré-venda, a SM anunciou que as vendas haviam ultrapassado o total de 300.000 cópias.

Sua primeira apresentação com WOLF aconteceu no dia 30 de maio no M!Countdown! da MNET, se apresentando em diversos programas a partir disso.
O primeiro prêmio vencido pelo EXO com a música WOLF ocorreu no programa Music Bank da KBS no dia 14 de junho, sendo seguido por diversos outros prêmios.

No dia 05 de agosto de 2014 foi definido o nome dos fãs (fandom) do EXO como EXO-L/EXO-L(OVE). A letra L significa LOVE, além de estar entre a letra K e a letra M, tornando os fãs e o EXO um só.